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Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) agora disponível em todas as unidades do SAC na Bahia

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A partir de 11 de novembro, a Bahia amplia o acesso à nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para todas as unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no estado, incluindo as três carretas do SAC Móvel. Com essa expansão, mais 11 pontos do interior passam a oferecer o serviço, totalizando 90 locais para confecção do novo documento.

Unidades que recebem o novo serviço

Além dos postos que já emitiam a CIN, o serviço foi estendido para os Pontos SAC em Bom Jesus da Lapa, Cocos, Central, Luís Eduardo Magalhães, Mucugê, Pilão Arcado, Remanso, Santa Maria da Vitória, Sento Sé, Tapiramutá e Xique-Xique.

Como solicitar a nova CIN

O atendimento para a emissão da CIN é realizado exclusivamente por agendamento prévio, que pode ser feito pelo portal ou aplicativo do SAC, ou através dos números de atendimento:

(71) 4020-5353 (para ligações de celular)

0800 071 5353 (para ligações de telefone fixo)

Entenda o que muda com a nova CIN

A nova Carteira de Identidade Nacional é gratuita na primeira via e utiliza o CPF como número único de identificação. Para obter o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou certidão de estado civil em sua forma original. Caso esses documentos estejam plastificados, será necessário apresentar também uma cópia.

Funcionalidades adicionais da CIN

O novo modelo de identidade permite adicionar outros registros, como:

CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

Carteira de Trabalho

Título de Eleitor

Certificado Militar

Além disso, é possível incluir informações sobre condições de saúde (ex: Transtorno do Espectro Autista, deficiências auditivas, visuais ou físicas), tipo sanguíneo, fator RH, e preferência por ser doador de órgãos.

Outra novidade é a inclusão do nome social, se solicitado pelo cidadão, sem necessidade de alteração na certidão de nascimento, exceto em casos de mudança oficial do nome.

Versão digital e QR Code

A CIN também possui uma versão digital disponível na plataforma GOV.BR, que poderá ser acessada três dias após a emissão física. O documento conta com um QR Code que permite a validação e verificação de autenticidade.

Validade da CIN

0 a 12 anos: validade de 5 anos

12 a 60 anos: validade de 10 anos

Acima de 60 anos: validade indeterminada

O modelo antigo, o RG, continuará válido até 28 de fevereiro de 2032, portanto, não é necessário trocar imediatamente.

Considerações finais

Com a ampliação do serviço em todo o estado, o Governo da Bahia busca facilitar o acesso ao novo documento, modernizando o sistema de identificação e aumentando a segurança dos dados dos cidadãos.

Para mais informações, acesse o portal oficial do SAC ou o site do GOV.BR.

FONTE:G1 BAHIA

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